O jogo – O que é o jogo?
É comum utilizarmos os termos jogo e esporte para designarmos as mesmas atividades. Contudo, o jogo e o esporte são fenômenos diferentes da cultura corporal.
O jogo é algo mais que uma atividade lúdica, onde a criança tem um papel fundamental. Em tempos, o fato de jogar era visto como “passar o tempo”, mas atualmente e devido à contribuição da medicina, psicologia e pedagogia e visto como algo que proporciona o crescimento e o desenvolvimento das pessoas.
Assim, hoje o jogo é uma atividade lúdica que tem um lugar inquestionável no mundo da educação.
De acordo com o Coletivo de Autores (1992), o jogo é uma invenção do homem, um ato em que as suas intencionalidades e curiosidades resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. Caracteriza-se pela espontaneidade, flexibilidade, descompromisso, criatividade, fantasia e expressividade, representadas de diversas formas, próprias de cada cultura (BRUHNS, 1996).
O desejo de jogar estimula as crianças a descobrir, manipular, observar e interpretar o mundo que os rodeia. Através do jogo aprendem a relacionar-se, a exercitar as suas capacidades, a conhecer o seu corpo, desenvolvem a sua personalidade e a encontrar um lugar na comunidade.
Para Piaget, o jogo auxilia na construção do conhecimento, ou seja, é um fato inato e responde á necessidade da atividade, que por sua vez proporciona a aprendizagem.
Em suma, o jogo é uma atividade planeada, pedagógica que adquire uma dimensão central no tempo de ócio e de tempo livre.
Características do jogo
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É uma atividade que proporciona prazer e satisfação;
> É uma atividade gratuita que se faz por gosto sem esperar resultados;
> É livre, voluntário e desejado;
> Ajuda a desenvolver, as faculdades psíquicas, físicas e serve para conhecer as próprias e limitações;
> Possibilidade as relações de hierarquização entre crianças e adultos;
> Permite á criança adaptar-se á realidade que a rodeia (conhece, assimila e interioriza o mundo através do jogo);
> É um meio de aprendizagem;
Desejo de jogar
Possibilita situações para o desenvolvimento das pessoas que influencia o crescimento, pois considera-se fundamentalmente para as crianças, assim como a segurança, saúde e educação.
O ato de jogar é excelente para a diversão e aprendizagem em todas as idades e representa uma atividade importante que favorece a relação e a comunicação entre adultos, crianças e adolescentes.
O jogo pode ser:
> Livre (espontâneo e sem finalidades, destina-se ao prazer de jogar, o animador controla mas não participa diretamente);
> Presenciado (o animador observa e intervém, escolhe o espaço e reúne materiais necessários, sugere possibilidades de reação e estimula as crianças mais tímidas e menos participativas);
> Dirigido (é um jogo voluntário onde o animador motiva a participação, a sua finalidade é educativa, visa melhorar as aptidões da pessoa e não afeta a integridade física, psíquica e aflitiva da criança).
Classificações dos Jogos
Os jogos são classificados em três categorias, que são interligadas histórica e teoricamente:
* Jogos Populares;
* Jogos de Salão;
* Jogos Esportivos.
Jogos Esportivos
São jogos derivados dos esportes. São criados a partir de fundamentos básicos de um ou dois esporte e\ou com materiais de um ou dois esportes. Exemplos: trave a trave ou barra a barra, futevôlei, dupla, etc.
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