domingo, 16 de setembro de 2012

Educação Fisica

  O jogo – O que é o jogo?


 É comum utilizarmos os termos jogo e esporte para designarmos as mesmas atividades. Contudo, o jogo e o esporte são fenômenos diferentes da cultura corporal. O jogo é algo mais que uma atividade lúdica, onde a criança tem um papel fundamental. Em tempos, o fato de jogar era visto como “passar o tempo”, mas atualmente e devido à contribuição da medicina, psicologia e pedagogia e visto como algo que proporciona o crescimento e o desenvolvimento das pessoas. Assim, hoje o jogo é uma atividade lúdica que tem um lugar inquestionável no mundo da educação. De acordo com o Coletivo de Autores (1992), o jogo é uma invenção do homem, um ato em que as suas intencionalidades e curiosidades resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente. Caracteriza-se pela espontaneidade, flexibilidade, descompromisso, criatividade, fantasia e expressividade, representadas de diversas formas, próprias de cada cultura (BRUHNS, 1996). O desejo de jogar estimula as crianças a descobrir, manipular, observar e interpretar o mundo que os rodeia. Através do jogo aprendem a relacionar-se, a exercitar as suas capacidades, a conhecer o seu corpo, desenvolvem a sua personalidade e a encontrar um lugar na comunidade. Para Piaget, o jogo auxilia na construção do conhecimento, ou seja, é um fato inato e responde á necessidade da atividade, que por sua vez proporciona a aprendizagem. Em suma, o jogo é uma atividade planeada, pedagógica que adquire uma dimensão central no tempo de ócio e de tempo livre.

   Características do jogo >
 É uma atividade que proporciona prazer e satisfação;
 > É uma atividade gratuita que se faz por gosto sem esperar resultados;
 > É livre, voluntário e desejado;
 > Ajuda a desenvolver, as faculdades psíquicas, físicas e serve para conhecer as próprias e limitações; > Possibilidade as relações de hierarquização entre crianças e adultos;
 > Permite á criança adaptar-se á realidade que a rodeia (conhece, assimila e interioriza o mundo através do jogo);
 > É um meio de aprendizagem;

  Desejo de jogar
 Possibilita situações para o desenvolvimento das pessoas que influencia o crescimento, pois considera-se fundamentalmente para as crianças, assim como a segurança, saúde e educação. O ato de jogar é excelente para a diversão e aprendizagem em todas as idades e representa uma atividade importante que favorece a relação e a comunicação entre adultos, crianças e adolescentes. O jogo pode ser:
 > Livre (espontâneo e sem finalidades, destina-se ao prazer de jogar, o animador controla mas não participa diretamente);
 > Presenciado (o animador observa e intervém, escolhe o espaço e reúne materiais necessários, sugere possibilidades de reação e estimula as crianças mais tímidas e menos participativas);
 > Dirigido (é um jogo voluntário onde o animador motiva a participação, a sua finalidade é educativa, visa melhorar as aptidões da pessoa e não afeta a integridade física, psíquica e aflitiva da criança).

  Classificações dos Jogos
 Os jogos são classificados em três categorias, que são interligadas histórica e teoricamente:
 * Jogos Populares;
 * Jogos de Salão;
 * Jogos Esportivos. Jogos Esportivos São jogos derivados dos esportes. São criados a partir de fundamentos básicos de um ou dois esporte e\ou com materiais de um ou dois esportes. Exemplos: trave a trave ou barra a barra, futevôlei, dupla, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...