quarta-feira, 30 de maio de 2012

AUTOR: PROFº PAULO HENRIQUE PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR
APRESENTAÇÃO

O Projeto GONZAGÃO foi idealizado para ser vivenciado pelas turmas do Ensino Fundamental II Anos Finais e Primeiros Anos do Ensino Médio da Escola em Ensino Médio Núcleo de Moradores 6 visando dar maior ênfase aos conteúdos do Programa relacionados a Dança, em específico,dos ritmos cantados ou compostos por Luiz Gonzaga, e que tenha a ver com as danças do ciclo junino.
Justificativa
Os seres da natureza, bem como os objetos culturalmente produzidos, despertam em todos nós diversas emoções e sentimentos agradáveis ao nosso entendimento. Logo, ao nascer, passamos a viver em um mundo que já tem uma história social de produções culturais que contribuem para a estruturação de nosso senso estético. Desde a infância todos nós interagimos com as manifestações culturais de nossa ambiência e vamos aprendendo a demonstrar nosso prazer e gosto por imagens, músicas, falas, movimentos, histórias, livros,etc. Gradativamente vamos dando forma às nossas maneiras de admirar, de gostar, de julgar, de apreciar e fazer as diferentes manifestações culturais de nosso grupo. Partindo desse entendimento e do princípio de que o ensino da Educação Física significa conhecimento humano ligado ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, os movimentos corporais como também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações. Neste contexto, temos o estudo da Ginástica, Danças, Lutas, Jogos e Desportos. Este projeto, numa postura interdisciplinar, visa contribuir para o fortalecimento da experiência sensível e inventiva dos educandos a partir do conhecimento e valorização da cultura Nordestina, no entendimento de que a cultura transcende barreiras geográficas, políticas, sociais e econômicas e que o debate sobre a temática, estabelecido em todas as áreas do conhecimento, ajuda o educando a refletir sobre si mesmo e sobre a sociedade em que vive. Na dinâmica desse processo, o projeto “GONZAGÃO” se propõe a propiciar aos alunos da 8º Série do Ensino Fundamental II e os Alunos dos 1º anos, da Escola em Ensino Médio Núcleo de MORADORES 6 momentos de pesquisa, nas diferentes disciplinas, para apropriação/reflexão de conhecimentos que envolvam o tema e a ele esteja relacionados, bem como atividades de produção e vivência de atividades em parceria com os professores do Projeto mais Educação.

OBJETIVO GERAL:
• Vivenciar atividades de valorização, resgate, apreciação e produção dos conhecimentos teóricos e práticos sobre as danças típicas do ciclo junino e os Ritmos gravados ou composto por Luiz Gonzaga.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver o gosto e o respeito a diversidade cultural que se manifesta no Ciclo Junino e aos ritmos cantados por Luiz Gonzaga.
• Estudar sobre os diferentes tipos de dança que envolvem o ciclo junino e que façam parte das composições de Luiz Gonzaga.e que contribuíram na formação do povo nordestino e pernambucano.
• Conhecer a história das danças do Ciclo Junino e dos Ritmos compostos por Luiz Gonzaga.
• Refletir a importância da cultura para a construção da identidade dos indivíduos;
• Destacar a importância da cultura nordestina e pernambucana no contexto nacional/mundial e suas diferentes formas de manifestação popular;
• Produzir textos (em data show) e Vídeos com os fundamentos e as compreensões adquiridas;
• Apresentar resultado em forma de exposição do conteúdo teórico e prático apreendido;
• Reconhecer a importância cultural, social e econômica do Ciclo junino para o estado de Pernambuco;
• Conhecer teórica e praticamente as principais manifestações populares do Ciclo junino;

DESENVOLVIMENTO:
As turmas serão organizadas em dois grupos, nos quais um dos grupos irá pesquisar sobre o ritmo e a dança escolhida, História, Origem, etc. como também cuidará da ornamentação da turma com o tema escolhido, e o segundo grupo irá fazer uma coreografia sobre o ritmo e dança escolhida, para apresentação na quadra poliesportiva da Escola.

PREMIAÇÃO:
As duas turmas de cada série de melhor desempenho irão receber uma ajuda na nota entre 0,5 e 2,0 pontos, a ser usado pelos os professores de acordo com as nessidades de cada disciplina, e reapresentarão as apresentações no São João Oficial da Escola. E a melhor turma de cada Série além dos pontos ira receber um Certificado.

AVALIAÇÃO:
Através das pesquisas, organização, ornamentação, vestimentas, apresentações, criatividade, originalidade, participação e empenho de cada aluno e turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...